Projetos

CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Aula presencial 1:

Olá professores! Começaremos nossas atividades pensando o trabalho com a elaboração de projetos de aprendizagem. Deixaremos nesse ambiente virtual arquivos, vídeos e imagens os quais vocês poderão acessar, fazer download e pesquisar, para assim tornar nosso curso mais interativo e prazeroso.

Dúvidas e sugestões podem ser postadas nos comentários, localizados no final dessa página.
Um grande abraço e boa aprendizagem para todos nós!

Vídeo motivacional de abertura do encontro presencial




PROJETOS DE APRENDIZAGEM COMO UMA PROPOSTA INOVADORA

A idéia de Pedagogia de Projetos foi criada no início do século passado pelo estadunidense John Dewey. Este renomado educador tomou por base a concepção de que “educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura”. Ou seja, a escola deve representar o agora, a vida prática dos alunos, a sociedade que eles enfrentam hoje.

Características fundamentais
*Intencionalidade;
*Flexibilidade;
*Originalidade.
*Interdisciplinaridade.

Mudanças
Algumas mudanças de paradigmas são necessárias para a realização de projetos:
*Conceito e metodologia de ensino;
*Tratamento do conteúdo;
*Conceito de aprender.

Esta proposta pedagógica para o uso dos recursos on-line em sala de aula é baseado no conceito de aprender a aprender e não o de ensinar. Segundo MAGDALENA E COSTA (2003, P. 16-17), o objetivo é de construir e não o de instruir. Tendo como idéias centrais:
*conhecimento/construção;
* processo interativo;
* prática como suporte da reflexão;
* interdisciplinaridade;
* cooperação/reflexão/tomada de consciência;
* autonomia.

São processos que:
*partem das indagações dos alunos e do conhecimento que eles já têm;
*desenvolvem-se com a colaboração/cooperação interna e externa (diversidade);
*rompem com horários, disciplinas, seqüências, pré-requisitos, hierarquias, espaço...;
*fazem dos alunos e dos professores aprendizes, construindo conhecimento interdisciplinar, em ambientes informatizados.

Nesse ambiente os alunos podem:
*levantar hipóteses;
*analisar, organizar e selecionar informações para tomada de decisões conscientes;
*desenvolver novas formas autônomas de criação, comunicação e expressão nas Ciências, Artes e Técnicas;
*intuir, refletir e imaginar;
*ser solidário e cooperativo.

O professor passa a ser:
*orientador, desafiador;
*aprendiz;
*pesquisador;
*inovador;
*autônomo.
Vamos participar e construir uma comunidade dinâmica e solidária de aprendizagem. A partir de Projetos de Aprendizagem (PA) a serem construídos em grupos, compartilhando as pesquisas e experiências via on-line, podemos construir novas formas de aprender.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia_de_Projetos

Aula presencial 2

Atividade 1 - Elaboração Mapa Conceitual usando o powerpoint ou impress.

Vídeo Motivacional: Segundo Encontro Presencial


Mapas Conceituais:

São representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos e objetos ligados por palavras. Na prática, os Mapas conceituais podem ser utilizados por estudantes de diversos níveis de aprendizagem. por exemplo, o professor pode dividir a turma em grupos, propor um tema a ser estudado e pedir para que construam um mapa que sintetize o assunto em palavras e links. a partir daí, os alunos vão ampliando o mapa conceitual com novas informações adquiridas, opiniões dos colegas e dicas do próprio professor.

Para Saber Mais: Consulte seu livro: Guia do Cursista - Elaboração de Projetos / PRADO e ALMEIDA (org). Brasília, Secretaria de Educação à Distância, 2009, páginas 149 - 172.

Observação: Os Mapas Conceituais podem ser construídos usando o software: IHMC Cmap Tools ou podemos utilizar o powerpoint/impress, que são editores mais simples e de fácil compreensão. O importante é que os mapas conceituais sejam vistos pelos alunos, e também que sejam comentados, pois podem ser reeditados a qualquer momento e em qualquer parte do desenvolvimento dos projetos.


Atividade 2 - Deixe um comentário no final da página respondendo a seguinte pergunta:
Como você imagina que pode acontecer a utilização pedagógica do mapa conceitual em sala de aula com seus alunos?

EXPERIMENTANDO AMBIENTES VIRTUAIS - CRIAÇÃO DE PÁGINAS WEB

WEEBLY - TUTORIAL





 A página weebly é um ambiente virtual que pode hospedar os projetos de aprendizagem desenvolvidos pelos professores com seus alunos. Entre no site: www.weebly.com  - preencha os campos: Nome Completo - email e palavra passe (o mesmo que senha) e clique em "Cadastre-se. É grátis". Com o cadastro pronto, você já pode ir experimentando o site, e postando algumas atividades desenvolvidas com os alunos. No transcorrer do curso, iremos auxiliar na edição do site, sugerindo formatos para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem com os alunos.
   Não esqueça de criar com seus alunos, mapas conceituais sobre temas que eles queiram investigar, pesquisar, esses mapas podem ser construídos no power point e em seguida serem publicados no site weebly.
   Exercite essa atividade durante esses quinze dias de curso a distância.

ATENÇÃO!!!!PRÓXIMO ENCONTRO DO CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS SERÁ DIA 26 DE SETEMBRO, DEVIDO AOS FESTEJOS DA SEMANA FARROUPILHA. CASO ALGUM PROFESSOR NÃO POSSA COMPARECER, LIGUE PARA O NTE QUE AGENDAMOS UMA AULA. 

 

Aula presencial 3 

Motivação: Slides da história "A curiosidade premiada"

Olá professores! Nessa semana estaremos aprofundando um pouco mais no estudo da importância dos projetos de aprendizagem.
Educação por projeto:

" O desenvolvimento de projetos educacionais como estratégia pedagógica tem sido uma tentativa de tornar a aprendizagem contextualizada no interesse do aluno e relacionada com as situações familiares ao aprendiz, como sugere Paulo Freire (1970). O uso de "projetos de trabalho", como proposta por Hernández e Ventura (1998) e projeto de aprendizagem, como enfatizado por Fagundes, Sato e Maçada (1999), permitem a integração de situações educacionais que vão além das paredes da sala de aula, favorecendo a coexistência de diferentes visões do mundo e o confronto entre elas, a importância do contexto na aprendizagem, a relevância dos interesses do aprendiz na aprendizagem, o novo conhecimento relacionado ao que o aluno já conhece, e a reflexão sobre resultados significativos obtidos pelos alunos (Prado, 1999). A proposta da educação por projetos é uma tentativa de unir dois mundos que coexistem separadamente: a vida e a escola. (Guia do Cursista, 2009, p.91)

 


Atividade 1 - Após assistir o vídeo sobre a entrevista de Hernández, vá ao final dessa página e clique em POSTAR UM COMENTÁRIO e deixe suas reflexões. 
Atividade 2 - Tutorial e edição weebly através do site:                                                       escolasdocampo14cre.weebly.com

Próximo encontro presencial do curso Elaboração de Projetos: 10 de outubro de 2013.

 Aviso importante para as professoras das escolas do campo: 

CONVITE

Abertas as inscrições para oficinas de outubro do projeto Escolas Rurais Conectadas

Para saber mais clique no link: http://us7.campaign-archive1.com/?u=5402a6d275a019824e1078b1a&id=6259729483

Aula presencial 4
Olá professores!! Nessa semana estaremos desenvolvendo um novo software. Utilizaremos agora um editor de imagem, que nos auxiliará em nossos projetos de aprendizagem.
GIMP
Conceitos: Trata-se de um editor de imagem, muito semelhante ao Adobe Photoshop, que começou por ser usado no sistema operativo Linux, mas hoje em dia corre nas principais plataformas informáticas, incluindo os Macs (tanto processadores Intel como PowerPC). Há quem o use para desenhar, mas o verdadeiro poder desta ferramenta, a nosso ver, reside na edição de imagem propriamente dita: retocar e manipular fotografias, efetuar correções de cor… Tal como o Photoshop, o GIMP suporta diversas camadas (layers), o que permite uma grande flexibilidade na manipulação dos diferentes elementos.
A interface do GIMP, nas versões mais atuais, não difere muito daquilo a que estamos habituados noutros programas do gênero. A principal diferença é que a janela de ferramentas é considerada, por assim dizer, a janela principal do GIMP: se a fecharmos, saímos do programa. Os outros painéis são totalmente configuráveis e podem ser posicionados, agrupados ou ocultados de acordo com as preferências do utilizador.

Atividade será realizada na aula presencial e será salvo em um prendrive, para após, ser postado aqui no blog.

Quem mexeu com meu queijo?
Reflexão: Mudar ou continuar acomodado.
Aula Gimp
Criação da Ondina


Criação da Edna



Criação do professor Leonir






Aula presencial 5

Vídeo Motivacional: Viva a Vida


Atividade 1: Vá em Enviar um Comentário e responda: Como você usaria o editor de imagem GIMP, dentro de um projeto de aprendizagem com seus alunos?

Atividade 2 - Gif animado no site weebly.

Aula 6 presencial 

Vídeo motivacional: O Sapinho




Projetos de Aprendizagem: Dentre as diversas modalidades de organização do trabalho escolar, uma pedagogia centrada nos alunos como um coletivo, que respeita diversidades e está organizada em torno de projetos de pesquisa, altera a lógica da transmissão dos conhecimentos. A pedagogia de projetos parte do princípio de que o processo de conhecer e aprender integra diferentes áreas do conhecimento e que a aprendizagem não ocorre somente na escola. Ela proporciona ao aluno uma aprendizagem integradora das diferentes áreas, num processo de trabalho que envolve alunos e professores em torno de objetivos e questões que fazem sentido para todos. O professor não detém sozinho o saber, as etapas e o ritmo do que se vai aprender. Quebra-se a visão do conhecimento que, para ser aprendido, deve ser fracionado e organizado em disciplinas que pouco ou nada dialogam ao longo da escolaridade. (Guia do Cursista - Elaboração de Projetos)

Prezi: Editor de apresentação.
Atividade 1:Cadastre-se no prezi e elabore uma pequena apresentação sobre as atividades da oficina Elaboração de Projetos.

Projeto elaborado pelo professor Elonir usando o prezi
(clique no link)




TuxPaint: Nesse editor de desenhos, há uma infinidade de recursos que podemos utilizar com nossos alunos. Eles podem criar histórias, imagens, jogos de alfabetização, jogos de matemática, ciências, entre outros.
Atividade 1:A tarefa de hoje é: desenhe o caminho que você percorreu de sua casa até chegar no NTE. Use de sua criatividade, pois esses desenhos serão postados aqui no blog!!Mãos a obra!!

 Tarefa da profe Edna

 Tarefa da profe Juscelina

 Tarefa profe Adriana


Objetos educacionais: Conjunto de jogos em flash que podem ser utilizados em qualquer computador, com qualquer sistema operacional: Linux ou Windows. Para visualizar o jogo, é preciso clicar com o botão direito do mouse e solicitar: abri com – explorer, ou navegador, ou mozilla. Com eles crianças e professores podem jogar e criar regras para cada jogo, aprendendo e criando em conjunto.

Atividade 1: Explorando os jogos: Comic Garfield e Editor de histórias - escreva sua história fantástica.
 Comic Garfield Adriana
                                                         Histórias Fantásticas Adriana
                                                                                 Parte 1

                                                                          

Comic Garfield - Juscelina

 Histórias Fantásticas Juscelina


Atividade 2: Faça um breve relato, sobre o que foi o curso elaboração de projetos para você e no que sua prática de sala de aula mudou. 

14 comentários:

Anônimo disse...

Deixe aqui sua impressão sobre os mapas conceituais. Aline Madrid

Anônimo disse...

Facilita a troca de informações, propicia o trabalho em equipe,resolução de dúvidas,leva a mudança de comportamento em relação ao tema proposto. O aluno é o autor de sua aprendizagem. Juscelina

Anônimo disse...

Pretendo, construir um Mapa Conceitual, sobre o próximo assunto que iremos trabalhar na turma do 4° e 5º ano. A proposta é registrar no coletivo, em papel pardo. Cada um no Lep Top fazer o seu mapa. Realizar as tarefas que iremos propor, rever a nossa caminhada, modificando o mapa, acrescentando ... Eli Schneider

Anônimo disse...

O mapa conceitual é uma ferramenta que serve para organizar e representar o conhecimento.Através dele o aluno pode se localizar no tempo e no espaço em busca de um conhecimento transmitido pelo professor de uma maneira lúdica e teórica.Denise Lemos.

Anônimo disse...

No meu caso, não trabalho diretamente com alunos em sala de aula, mas tenho certeza que o mapa conceitual pode ser usado,na minha escola com os professores, sanando dúvidas e trocando conhecimentos. Ondina Tolazzi

Anônimo disse...

Acredito que o Mapa Conceitual é um instrumento que organiza o pensamento da pessoa em relação à um determinado tema. Possibilita o estabelecimento de relações entre os diversos conceitos que identificam uma situação-problema.
Também possibilita uma melhor organização do processo de aprendizagem tornando o aprendiz mais independente. E finalmente, proporciona ao professor uma visão mais ampla sobre os saberes construídos e as dificuldades de cada aluno, sendo assim uma forma de avaliação do processo de ensino-aprendizagem.

Anônimo disse...

Senti ser o meu projeto sobre a Semana Farroupilha. Valeu, por muitos motivos: pelo uso que fizemos dos lep tops, pelas pesquisas, a interação das duas turmas trabalhando juntas... Aquela máxima: que a caminhada se faz ao caminhar, se confirma. Continuaremos a caminhada, sair das nossas certezas é como aprender, dói, desacomoda, alçar voo necessita sair do chão. Eli

Anônimo disse...

O trabalho com mapa conceitual é um recurso muito importante pra organizarmos nossas ideias quando estamos trabalhando com um determinado tema(projeto de pesquisa). Nos auxilia não só na organização de nossas ideais, mas também nos propõe uma forma de troca de experiências entre nossos alunos. Pode ser usado como ferramenta de resumo de um determinado assunto de estudo.
Abs: Adriana

Anônimo disse...

O Mapa conceitual facilita a aprendizagem do aluno tornando-o mais independente.Ele auxilia o professor a avaliar os saberes de cada aluno auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.


Edna

Anônimo disse...

A aprendizagem por projetos é fundamental na realidade do aluno porque é ele quem elabora e constrói seu conhecimento, sempre orientado pelo professor a quem cabe a tarefa de coordenbar e orientar os grupos formados e estimular o conhecimenro e as pesquisas, avaliando cada passo do desenvolvimento.Ondina Tolazzi

Anônimo disse...

o trabalho com projetos é importante na medida que seja elaborado a partir de um problema ( curiosidade) que seja do interesse do nosso aluno. Precisamos incentivar nosso aluno, sendo mediadores da aprendizagem levando em consideração o que já sabe e o que querem aprender sobre determinado assunto. Sendo assim a pesquisa por projetos terá um significa muito maior pro educando, desenvolvendo de uma forma mais significativa e prazerosa o conhecimento em diferentes áreas do conhecimento. Abs: Adriana

Anônimo disse...

Os projetos de aprendizagem vem para inovar o ensino proporcionando ao aluno a escolha de seus interesses dentro do processo ensino-aprendizagem.
Edna

Anônimo disse...

A aprendizagem através de Projetos constitui-se numa abordagem que possibilita uma maior interação educando-educador no sentido de tornar a aprendizagem uma tarefa mais prazerosa pois cada educando (ou grupo de educandos) estará envolvido na busca de soluções às questões de seu interesse e a função do professor é de orientador e colaborador nas busca das respostas que desafiam os educandos.
Ass. Prof. Leonir

Anônimo disse...

Os projetos servem para incentivar a aprendizagem,oportunizar o educando a novas buscas,novas formas de aprendizagem interagindo cada vez mais com a tecnologia.

Prof.Edna