quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Relatório Encontro de Encerramento UCA/LEC – UFRGS

            O Projeto Um Computador por Aluno – UCA do Ministério da Educação teve início em nossa região há 3 anos, com a participação da Escola Madre Catarina Lépori de Santo Ângelo. Pela proposta inicial, a escola receberia os laptops educacionais, infraestrutura e formação para os professores no uso da tecnologia. Essa formação foi oferecida pelo LEC, Laboratório de Estudos Cognitivos da Ufrgs, com estudos semi-presenciais, utilizando o espaço do NTE Santo Ângelo para as etapas presenciais e o ambiente virtual de aprendizagem eproinfo, para as atividades a distância. A coordenação do trabalho na região ficou a cargo das professoras formadoras do NTE Santo Ângelo, Iara Sapper Griebeler, Aline Dornelles Madrid, Gerta Madalena von Mecheln e Gelson Cattelan dos Santos, organizando os encontros, visitando a escola e propondo projetos de aprendizagens, tais como: Projeto Missões e Projeto Ruanda, ambos desenvolvidos com professores e alunos da escola.
 
Porém, passados esses três anos, o LEC está concluindo os trabalhos em nossa região. E para verificar a importância do que foi esse projeto, buscou-se realizar um evento de encerramento do UCA, unindo as três escolas do noroeste do RS que participaram desde o início das formações em 2010. As escolas são: Madre Catarina Lépori (Santo Ângelo) Osvaldo Aranha (Ijuí) e Costa e Silva (Panambi).
           O evento ocorreu em Ijuí dia 22 de outubro, na Sede Social do Sindicato dos Professores Municipais, sob a coordenação do NTE da 36ªCRE e do LEC-Ufrgs. Foram convidados 12 alunos de cada escola, 2 professores e 1 formador de cada NTE. Pela parte da manhã os alunos apresentaram seus projetos de aprendizagem desenvolvidos durante todo o período de formação e à tarde, foram reunidos em grupos mistos para resolver desafios de aprendizagem usando softwares educacionais no laptop.
         O envolvimento dos alunos foi especialmente motivador, e os resultados podem ser visualizados na página PROUCA RS na rede social facebook e nas fotos em anexo a esse relatório. Foi possível também verificar o quanto o projeto foi e é importante para as crianças e para os professores, pois ele além de auxiliar no uso do laptop educacional, proporciona interação entre alunos e educadores, promovendo parcerias entre escolas, inserindo a comunidade na tecnologia e principalmente, melhorando a aprendizagem dos alunos. Essas observações foram constatadas nos relatos dos alunos, quando diziam: “Eu era muito ruim em matemática, mas com o laptop, aprendi a usar o software scratch, que ajuda na programação, mexe com o raciocínio, e isso fez minhas notas darem um salto” (fala de um aluno de Panambi).
        O NTE Santo Ângelo, reforça a importância da parceria com o LEC para a formação dos professores. Projetos como esse não devem ter um fim, e sim, vários começos, ampliando e compartilhando aprendizagens.






Nenhum comentário: