Nesta terça-feira (05 de novembro) pela manhã, o NTE Santo Ângelo ofereceu a oficina de softwares educativos, para professores das séries iniciais da 14ª CRE.
Essa oficina teve por objetivo
apresentar aos professores de séries iniciais, alguns softwares educacionais
livres que podem auxiliar nas dinâmicas de sala de aula, permitindo que o aluno
se torne autor de sua aprendizagem e que esta ocorra de forma criativa e
prazerosa.
No computador com Sistema Operacional Linux, é possível
encontrar, ou é possível “baixar”, os seguintes programas: GCOMPRIS e TUXPAINT.
Os Objetos Educacionais (coletânea de jogos em flash) foram disponibilizados por pendrive.
Segue um pequeno resumo de cada software:
O programa GCompris pode ser utilizado em atividades de
diversas disciplinas e séries, desde a educação infantil até a quarta série.
Para jogá-los é muito simples, todos os jogos vêm com instruções fáceis de
entender. Pode-se direcionar atividades de acordo com um objetivo específico ou
deixar a criança livre para navegar pelo programa e aprender os jogos que achar
mais interessante, desenvolvendo assim a capacidade de escolha e aprendizagem.
Tux Paint
Tux Paint trata-se de um editor de imagens bitmap de código
aberto, para crianças a partir da idade em que tenham condições de operar com o
mouse. O nome Tux Paint vem do Tux, o famoso e divertido pinguim do Linux, que
é usado como uma personagem que encoraja crianças a se divertirem se
aventurando pelo programa.
Objetos Educacionais:
Conjunto de jogos em flash que podem ser utilizados em
qualquer computador, com qualquer sistema operacional: Linux ou Windows. Para
visualizar o jogo, é preciso clicar com o botão direito do mouse e solicitar:
abri com – explorer, ou navegador, ou mozilla. Com eles crianças e professores
podem jogar e criar regras para cada jogo, aprendendo e criando em conjunto.
A turma de professores experimentou esses softwares e também produziu trabalhos muito criativos dentro do TUXPAINT.
Atividades no TUXPAINT. Temática: O caminho que percorri






















Nenhum comentário:
Postar um comentário