Essa oficina teve por objetivo
apresentar aos professores de séries iniciais, alguns softwares educacionais
livres que podem auxiliar nas dinâmicas de sala de aula, permitindo que o aluno
se torne autor de sua aprendizagem e que esta ocorra de forma criativa e
prazerosa.
No computador com Sistema Operacional Linux, é possível
encontrar, ou é possível “baixar”, os seguintes programas: GCOMPRIS e TUXPAINT.
Os Objetos Educacionais (coletânea de jogos em flash) foram disponibilizados por pendrive.
Segue um pequeno resumo de cada software:
O programa GCompris pode ser utilizado em atividades de
diversas disciplinas e séries, desde a educação infantil até a quarta série.
Para jogá-los é muito simples, todos os jogos vêm com instruções fáceis de
entender. Pode-se direcionar atividades de acordo com um objetivo específico ou
deixar a criança livre para navegar pelo programa e aprender os jogos que achar
mais interessante, desenvolvendo assim a capacidade de escolha e aprendizagem.
Tux Paint
Tux Paint trata-se de um editor de imagens bitmap de código
aberto, para crianças a partir da idade em que tenham condições de operar com o
mouse. O nome Tux Paint vem do Tux, o famoso e divertido pinguim do Linux, que
é usado como uma personagem que encoraja crianças a se divertirem se
aventurando pelo programa.
Objetos Educacionais:
Conjunto de jogos em flash que podem ser utilizados em
qualquer computador, com qualquer sistema operacional: Linux ou Windows. Para
visualizar o jogo, é preciso clicar com o botão direito do mouse e solicitar:
abri com – explorer, ou navegador, ou mozilla. Com eles crianças e professores
podem jogar e criar regras para cada jogo, aprendendo e criando em conjunto.
A turma de professores experimentou esses softwares e também produziu trabalhos muito criativos dentro do TUXPAINT.
Atividades no TUXPAINT. Temática: O caminho que percorri
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