Foi realizada dia
20/3 a 1ª Oficina Uso da Lousa Digital no NTE, ministrada pela formadora do
NTE Gerta Madalena von Mecheln e o Coordenador do Laboratório de Informática da
EEEF Abílio Lauter Gelson Luiz Bueno da Silva.
Participaram da formação professores representando as Escolas que receberam a lousa: Denise e Paulo (Me Catarina Lépori), Rodrigo Maladóz (Odão), Ana Lucia, Elaine, Elenita e Luis Alberto Klee (Missões), Elenir, Elenise e Isabel (Onofre Pires), Maria de Lourdes e Mauricéia (Edi Lippert), Rosani (Theodorico Alves Teixeira), Vera (PedroII), Gelson (Abílio Lautert), Magali e Robson (Getúlio Vargas), Cátia (Esther Schroder) e Jaqueline Tomé (Ulysses Rodrigues).
Participaram da formação professores representando as Escolas que receberam a lousa: Denise e Paulo (Me Catarina Lépori), Rodrigo Maladóz (Odão), Ana Lucia, Elaine, Elenita e Luis Alberto Klee (Missões), Elenir, Elenise e Isabel (Onofre Pires), Maria de Lourdes e Mauricéia (Edi Lippert), Rosani (Theodorico Alves Teixeira), Vera (PedroII), Gelson (Abílio Lautert), Magali e Robson (Getúlio Vargas), Cátia (Esther Schroder) e Jaqueline Tomé (Ulysses Rodrigues).
No artigo “Novas Tendências para o Uso das
Tecnologias da Informação na Educação”, Maria Cândida Moraes (1998) mostra
que, para educar nessa era, é necessário extrapolar as questões da didática,
dos métodos de ensino e dos conteúdos curriculares para poder encontrar caminhos
mais adequados. Isso implica repensar os processos de ensino-aprendizagem e
redimensionar o papel que o professor deverá desempenhar na formação de seus
alunos.
Nessa nova
realidade são várias as ferramentas disponíveis para colaborar no processo de ensino
e, servem como exemplo, as lousas
digitais, que têm alto poder de conversão de mídias e linguagens.
A lousa
funciona como uma tela de computador sensível ao toque, com a diferença de que
o dedo do professor ou a caneta digital serve como mouse. Ela pode ser
utilizada para mostrar vídeos, acessar conteúdos on-line e gravar as aulas que
estão sendo dadas, além de possibilitar ao professor escrever e desenhar, como
em uma aula normal, só que com uma caneta digital, ou mesmo com o dedo.
Para que serve a lousa digital?
A lousa
digital serve para facilitar o trabalho do professor, permitindo que ele faça
melhor aquilo que já faz com uma lousa comum e estendendo esse uso de forma a
incorporar mais facilmente as TIC, o uso da internet e de novas práticas
pedagógicas mais interativas, eficazes e atraentes para os alunos.
Para o
aluno a lousa digital também pode ser muito vantajosa, dependendo do uso que o
professor fizer dela.
A
qualidade do professor é fundamental para uma boa aula e, portanto, a única
coisa que uma lousa digital pode fazer pela educação é dar ao bom professor
mais ferramentas para que ele se torne ainda melhor.
Lembre-se
que a interatividade da lousa digital não deve ser entendida apenas como um
recurso para o professor. Essa interatividade pode potencializar muitas
aprendizagens dos alunos e, portanto, é com os alunos que ela desempenha seu
principal papel como ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem.
Na lousa
os alunos podem trabalhar de forma cooperativa, participar de jogos e outras
atividades que podem ser feitas em grupo.
Como afirma José Manuel Moran no artigo “Educar com tecnologia”, a questão fundamental não é a tecnológica. As tecnologias podem nos ajudar, mas, fundamentalmente, educar é aprender a gerenciar um conjunto de informações e torná-las algo significativo para cada um de nós, isto é, o conhecimento (MORAN, 2001).
Professora Elaine experimentando a lousa
Um comentário:
Excelente oficina!!O NTE está de parabéns por oferecer subsídios às escolas para o uso da Lousa Digital.
Postar um comentário