sexta-feira, 21 de março de 2014

Oficina Uso da Lousa Digital

Foi realizada dia 20/3 a 1ª Oficina Uso da Lousa Digital no NTE, ministrada pela formadora do NTE Gerta Madalena von Mecheln e o Coordenador do Laboratório de Informática da EEEF Abílio Lauter Gelson Luiz Bueno da Silva. 
Participaram da formação professores representando as Escolas que receberam a lousa: Denise e Paulo (Me Catarina Lépori), Rodrigo Maladóz (Odão), Ana Lucia, Elaine, Elenita e Luis Alberto Klee (Missões), Elenir, Elenise e Isabel (Onofre Pires), Maria de Lourdes e Mauricéia (Edi Lippert), Rosani (Theodorico Alves Teixeira), Vera (PedroII), Gelson (Abílio Lautert), Magali e Robson (Getúlio Vargas), Cátia (Esther Schroder) e Jaqueline Tomé (Ulysses Rodrigues).
No artigo “Novas Tendências para o Uso das Tecnologias da Informação na Educação”, Maria Cândida Moraes (1998) mostra que, para educar nessa era, é necessário extrapolar as questões da didática, dos métodos de ensino e dos conteúdos curriculares para poder encontrar caminhos mais adequados. Isso implica repensar os processos de ensino-aprendizagem e redimensionar o papel que o professor deverá desempenhar na formação de seus alunos.
Nessa nova realidade são várias as ferramentas disponíveis para colaborar no processo de ensino e, servem como exemplo, as lousas digitais, que têm alto poder de conversão de mídias e linguagens.
A lousa funciona como uma tela de computador sensível ao toque, com a diferença de que o dedo do professor ou a caneta digital serve como mouse. Ela pode ser utilizada para mostrar vídeos, acessar conteúdos on-line e gravar as aulas que estão sendo dadas, além de possibilitar ao professor escrever e desenhar, como em uma aula normal, só que com uma caneta digital, ou mesmo com o dedo.
Para que serve a lousa digital?
A lousa digital serve para facilitar o trabalho do professor, permitindo que ele faça melhor aquilo que já faz com uma lousa comum e estendendo esse uso de forma a incorporar mais facilmente as TIC, o uso da internet e de novas práticas pedagógicas mais interativas, eficazes e atraentes para os alunos.
Para o aluno a lousa digital também pode ser muito vantajosa, dependendo do uso que o professor fizer dela. 
A qualidade do professor é fundamental para uma boa aula e, portanto, a única coisa que uma lousa digital pode fazer pela educação é dar ao bom professor mais ferramentas para que ele se torne ainda melhor.
Lembre-se que a interatividade da lousa digital não deve ser entendida apenas como um recurso para o professor. Essa interatividade pode potencializar muitas aprendizagens dos alunos e, portanto, é com os alunos que ela desempenha seu principal papel como ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem.
Na lousa os alunos podem trabalhar de forma cooperativa, participar de jogos e outras atividades que podem ser feitas em grupo.
Como afirma José Manuel Moran no artigo “Educar com tecnologia”, a questão fundamental não é a tecnológica. As tecnologias podem nos ajudar, mas, fundamentalmente, educar é aprender a gerenciar um conjunto de informações e torná-las algo significativo para cada um de nós, isto é, o conhecimento (MORAN, 2001).


  Professora Elaine experimentando a lousa








Um comentário:

Unknown disse...

Excelente oficina!!O NTE está de parabéns por oferecer subsídios às escolas para o uso da Lousa Digital.